29 de abril de 2013

A importância de um bom trânsito intestinal

Esta coisa da dieta, do ginásio etc uma das coisas mais importantes e que tenho de referir é o funcionamento do intestino.
Muita gente tem problema/vergonha de falar disto. Mas o intestino é um orgão como os outros, falar dele ou do figado ou coração é a mesma coisa!
Eu sou sincera, eu sofro de obstipação intestinal e tenho que manter uma certa "rotina" na minha alimentação. Se comer coisas que o meu organismo não está habituado, e principalmente nesta altura em que como direitinho, basta uma pequena coisa diferente, mais pesada ou com molhos que a coisa alterasse toda e é mau. Aquela sensação de inchaço, de sentirmo-nos cheias sem o estarmos e por vezes dor.
O intestino é muito importante. Tal como comprarmos um creme xpto porque é muito bom para a pele, tal como comprarmos aquele champoo que faz os cabelos reluzirem... etc.. o intestino tal como tudo merece um tratamento xpto.

As fibras alimentares têm, uma acção benéfica sobre o trânsito intestinal. A combinação das fibras com a água (proveniente dos alimentos e dos sucos digestivos), resulta num aumento de volume das fezes, facilitando a sua eliminação. Inclui alimentos ricos em fibras na tua alimentação...fruta, no meu caso muitos muitos kiwis...e legumes. Os cereais e derivados integrais oferecem uma maior quantidade de fibras.. temos o caso do All-Bran.. não é o que tem o melhor sabor, mas é excelente!!! Atenção, ao consumo excessivo de fibras, pois pode ter efeitos indesejáveis no organismo.

As fibras alimentares não são todas iguais:
  • Fibras solúveis
    Fontes alimentares: Presentes na polpa da maior parte dos vegetais: frutos, legumes, algumas leguminosas (ex.: lentilhas) e cereais (ex.: cevada, farelo de aveia).
Modo de actuação sobre o trânsito intestinal: Estas fibras dissolvem-se na água (presente no intestino), tornando-se viscosas; esta mistura forma um gel que favorece o deslizar dos resíduos.
  • Fibras não solúveis Fontes alimentares: Concentram-se na casca e pele dos vegetais: farelo de trigo, cereais integrais, feijão branco e vermelho, ervilhas, feijão verde, grão de bico, frutos secos, etc estas fibras são mais visíveis por terem geralmente um aspecto fibroso.
            Modo de actuação sobre o trânsito intestinal:             Estas fibras não se dissolvem em água, mas absorvem-na como uma esponja, formando uma         massa  volumosa que desce mais facilmente ao longo do intestino. Deste, modo ambos os tipos de fibras  são importantes para o funcionamento intestinal, pelo que devemos incluí-las na nossa alimentação diária.

A água assume um papel importante no trânsito intestinal, pois colabora com as fibras, conduzindo a uma melhor eliminação dos resíduos.
Recomenda-se entre 1,5 L ou 8 a 10 copos de água por dia. Se preferires, podes substituir a água por outros líquidos como chá, infusões ou sumos de fruta, sem adição de açúcar.

Dica: Bebe um copo de água morna de manhã ao acordar, em jejum! Este procedimento estimula os movimentos do tubo digestivo, favorecendo o trânsito intestinal.

A actividade física também tem o seu importante papel no meio de tudo isto, actua como uma massagem para o intestino, porque ao estimular os músculos abdominais, exerc-se uma compressão ligeira que favorece o trânsito intestinal.
O ideal será praticar, pelo menos 30 minutos de actividade física por dia, privilegiando as caminhadas e actividades que envolvam os músculos abdominais como a ginástica, a natação, a bicicleta… etc
Combina sempre a tua a actividade física com uma boa respiração. A respiração abdominal lenta e profunda é particularmente recomendada, pois promove uma melhor oxigenação do intestino, e consequentemente um bom funcionamento deste órgão.


Toca a mimar o intestino!Isto não soou lá muito bem , mas vocês captaram.. 



Pipa

Sem comentários:

Enviar um comentário